A Polícia Civil do Maranhão, em operação conjunta realizada por intermédio da SEIC, 15ª delegacia Regional de Barra do Corda e Polícia Civil de Grajaú desencadearam na manhã desta quarta-feira (24) uma operação na empresa Gessosul na cidade de Grajau, pertencente ao Empresário conhecido como ‘Adelson do gesso’, com o intuito de cumprir mandado de busca e apreensão para investigar possível furto de energia elétrica (fotos).
Ao adentrar na empresa foi constatado dois “gatos” (desvio nas redes) que eram responsáveis pelo furto da energia que era utilizada na empresa, desviando a mesma dos medidores.
Ainda foram apreendidas duas armas de fogo irregulares, que eram utilizadas de forma ilícita na vigilância da empresa.
O empresário Adelson deve ser indiciado nos próximos dias pelos crimes de furto de energia mediante fraude e posse ilegal de arma de fogo. O empresário por pouco não foi preso em flagrante, pois no momento da constatação dos “gatos” e da apreensão das armas não se encontrava no local.
Houve relatos de que por várias vezes funcionários da CEMAR eram barrados na entrada da empresa para não fazerem a leitura do contador ou tomavam “um chá de cadeira”. Alguns funcionários eram mandados embora para voltar somente no outro dia. Existe uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que diz que é dever do consumidor manter a livre entrada de empregados das concessionárias para fins de inspeção e leitura dos medidores de energia e na data de hoje a polícia descobriu o motivo de tal comportamento que era os ” gatos ” instalados no local.