“Lula é um símbolo político, um líder experimentado e aprovado. E sua caminhada reúne sua militância, muita gente simples, trabalhadores. E o povo trabalhador é grato às políticas de Lula e Dilma. As pessoas querem estar perto dele. ”, frisou o deputado federal Waldir Maranhão (Avante), que acompanhou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no estado da Bahia, onde iniciou sua caravana que vai percorrer 25 municípios nos nove Estados do Nordeste durante 20 dias.
Ainda na Bahia, na cidade de Feira de Santana, Waldir Maranhão foi um dos primeiros a assinar uma lista de ação popular que pede a anulação do impeachment de Dilma Rousseff.
Segundo o deputado, a caravana segue para conhecer as conquistas e desafios do povo, com o povo e onde o povo está. “A caravana Lula pelo Brasil está cumprindo com o objetivo de coletar a demanda e ouvir os movimentos sociais sobre os desafios que o Brasil deverá enfrentar. Este é um momento para ouvir as pessoas e buscar soluções para o futuro”, ressaltou.
Durante a caravana, Waldir Maranhão ainda acompanhou Lula em sua visita ao assentamento do MST chamado Valdir Macedo, que fica na divisa entre Bahia e Sergipe, segundo estado a receber a caravana.
Já em terras Sergipanas, o parlamentar maranhense participou de um grande ato na cidade de Estância.
ALIANÇA
Waldir Maranhão tem sido um dos deputados com maior proximidade ao ex presidente Lula. A relação de Lula e Waldir é estreita há algum tempo. Ambos têm participado de agendas em conjunto. Exemplo disso foi ato que ocorreu em março deste ano na cidade de Monteiro, no sertão da Paraíba. Naquela oportunidade, Maranhão acompanhou o petista na festa popular em razão da transposição das águas do Rio São Francisco.
Lula inclusive já declarou apoio a pré-candidatura de Waldir Maranhão ao senado. O que reflete um reconhecimento à lealdade e ao companheirismo do parlamentar maranhense com o PT e as bandeiras defendidas pelo partido.
Na etapa baiana da caravana Lula pelo Brasil, o ex presidente, acompanhado de Waldir Maranhão, passou por quatro cidades onde reuniu multidões de trabalhadores, estudantes, agricultores familiares, e se disse muito agradecido. “O povo nordestino tem uma característica muito especial, eles compreendem melhor a realidade do país. São mais solidários, parece que eles têm um coração maior.”, disse Lula. Segundo ele, a sensação é de deixar a Bahia sentindo “o coração mais forte”. “Não adianta as pessoas tentarem me desanimar, porque eu tenho sangue nordestino e quem tem sangue nordestino não desiste nunca. Saio daqui com o coração mais forte”.
AGENDA NO MARANHÃO
A etapa da caravana Lula pelo Brasil Nordeste será encerrada em 5 de setembro, no Maranhão, onde serão visitadas, as cidades de São Luís e Itapecuru. Lula também garantiu que vai fazer viagens semelhantes em todas as regiões do país. “E onde você estiver, na situação que vocês estiverem, quero que vocês saibam que têm um companheiro disposto a lutar até o fim. Vocês são motivo de orgulho desse país”, finalizou.