Desabamento da Ponte JK: Hildo Rocha, Chiquinho e Léo Cunha se reúnem com autoridades do governo federal a fim de agilizar soluções para as demandas mais urgentes

No dia 31 de dezembro, enquanto as atenções estavam voltadas para as festas da virada do ano e a posse dos novos prefeitos, vices e vereadores, o deputado Hildo Rocha, o prefeito Léo Cunha e o ex-senador Chiquinho Escórcio se concentravam em um tema que não pode esperar: respostas e soluções para as demandas mais urgentes decorrentes do fatídico desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, ocorrido no dia 22 de dezembro.

Na reunião com o ministro Alexandre Padilha e diversos secretários do Ministério de Relações Institucionais, o prefeito Léo, Hildo Rocha e Chiquinho trataram sobre as consequências do desabamento da ponte para a economia do município de Estreito e solicitaram apoio para os empresários, empreendedores e prestadores de serviços do município de Estreito.

Hildo Rocha, André Ciciliano e Léo Cunha

“Eu quero dizer para a população da região Tocantina, que foi fortemente impactada pelo desabamento da ponte de Estreito, que o presidente Lula, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o prefeito Léo Cunha, o ministro dos Transportes, Renan Filho, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha o nosso amigo Chiquinho Escórcio, entre outras autoridades, também estão envolvidas nesse grande desafio de resolver as demandas referentes a esse trágico acontecimento”, afiançou Hildo Rocha.

Mais uma vez, Hildo Rocha lamentou e se solidarizou com as famílias que perderam entes queridos.

“Infelizmente, vidas se foram de forma trágica. Mas, eu ressalto que o nosso papel neste momento não é procurar culpados, mas sim fazer o que é possível a fim de amenizar as perdas, os prejuízos decorrentes dessa tragédia. O que nos move, neste momento é, portanto, o dever de contribuir a fim de que, o mais rápido possível, a população volte a ter uma vida normal e isso só será possível com a união das autoridades municipais, estaduais e federais. Não temos tempo a perder por isso, mesmo no último dia do ano estivemos nos reunimos com diversos gestores federais em busca de apoio”, explicou Hildo Rocha.

Como resultado das inúmeras reuniões que tiveram com autoridades do governo federal, o deputado Hildo Rocha, Chiquinho e o prefeito Léo Cunha conseguiram bons resultados. Os principais:

1)       GRATUIDADE DOS SERVIÇOS • No Dnit, o prefeito Léo Cunha e o deputado Hildo Rocha propuseram a gratuidade dos serviços que serão ofertadas por quatro balsas, durante todo o período em que a nova ponte estiver em construção. A ideia foi acatada. A princípio a gratuidade seria apenas para moradores das cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO);

2)       CELERIDADE • De forma célebre, o governo federal já publicou todos os editais, portarias e decretos necessários para fazer a contratação da empresa que irá construir a nova ponte. O contrato será assinado até a próxima semana;

3)       PONTE MAIS LARGA • O contrato prevê a construção de uma nova ponte, mais moderna e mais larga;

4)       TECNOLOGIA DE PONTA • A nova ponte será construída com uso de tecnologia moderna e segura que possibilita agilidade na obra. Assim, o para construção da nova ponte é de apenas 12 meses;

5)       MELHORIAS NA URBANIZAÇÃO • Também serão feitas melhorias na entrada da cidade de Estreito;

6)       ECONOMIA SUBSIDIADA • O governo vai realizar ações a fim de amenizar os impactos econômicos, especialmente em Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), municípios mais afetados.

7) APOIO AOS EMPRESÁRIOS • Os bancos oficiais vão ajudar os empresários locais.

8) EMPREGOS PRESERVADOS • O Governo Federal vai atuar no sentido de evitar o desemprego nos municípios da região.