Ciclismo: bom para o corpo e para a mente

Por Márcio Henrique, O Estado

Nas avenidas, na Beira Rio ou nas trilhas, as bicicletas estão cada vez mais presentes nos espaços urbanos, seja como alternativa de lazer, atividade esportiva ou meio de transporte. Segundo levantamento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), realizado junto às 40 empresas associadas, houve um aumento de 50% nas vendas de bicicletas em 2020, em relação ao ano anterior.  

Especialista aponta os benefícios da atividade física que cresceu durante a pandemia

Os benefícios do ciclismo são diversos. Quem pratica a atividade esportiva destaca a sensação de bem-estar, como o instrutor de esportes e aventuras, Adailton Gama, que pedala três vezes por semana, há seis anos. “Eu me sinto muito bem com o ciclismo. Pratico outros esportes, porém o pedal é mais completo. Consegui ganhar mais resistência e me ajudou muito com meu problema de insônia, hoje durmo melhor”, conta.  

O ciclismo vai além dos benefícios físicos, melhorando a saúde mental e reduzindo o risco de depressão, angústia e estresse. “Toda atividade física que possibilita uma relação de movimento, de alta ou baixa intensidade, já trabalha na perspectiva de combater várias doenças ligadas à mente. Esse benefício do ciclismo e de outros exercícios já é comprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, acrescenta.  

Confira algumas orientações do especialista para quem quer iniciar a prática do pedal: 

– Escolha uma modalidade: se você quer fazer trilha, precisa de uma Mountain Bike; se quer velocidade, precisa de uma road, e assim por diante. Entenda as diferenças antes de comprar. 

– Tamanho da bike: sabia que as bikes têm tamanhos e variam de acordo com a sua altura? Não tente se encaixar em uma bicicleta que não seja adequada para você. Confira com atenção esse detalhe antes de comprar. 

– Cuidados básicos: ciclismo requer equipamentos de segurança (capacete, luvas, roupas apropriadas para pedalar), pneus calibrados e corrente lubrificada, além de itens de reparo de pneu (bomba de mão, câmaras de ar e espátulas). Também é preciso se hidratar e alimentar antes, durante e depois do pedal. 

Segurança: pedale sempre à direita, sinalize suas intenções usando o braço, nunca use fones de ouvido para que você̂ possa escutar o entorno, use roupas chamativas e luzes para possa ser avistado de longe pelos motoristas. Leve seus documentos pessoais e dinheiro para uma emergência.  

Agora é só seguir as orientações para curtir o pedal!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *