Angoleiros da Barra comemoram 19 anos de atividade

Marcado por muita animação, aconteceu em Barra do Corda, nos dias 10 e 11 de maio, o XIX “Níver” do Grupo Angoleiro da Barra, o GABA Capoeira Angola.

O Evento contou com a participação de capoeiras de Barra do Corda, Presidente Dutra, São Luís, França e Itália. Durante os dois dias de convivência e compartilhamento de saberes, a galera da capoeira celebrou os 19 anos de atividade do GABA em Barra do Corda.

Além da tradicional Roda de Capoeira do Aniversário do GABA, os amantes da Angola foram presenteados com a oficina de Capoeira ministrada pelo Mestre Nelsinho Brito, do Laborartede São Luís-MA. M. Nelsinho conciliando fundamentos teóricos e práticos, expôs um panorama da contemporaneidade da Capoeira Angola.

Mestre Luciano Oliveira, do Grupo Grãos, também sediado na Capital Maranhense, promoveu muita alegria e diversão com o Samba de Roda. M. Luciano abordou a reciprocidadedas influências entre a Capoeira Angola e o Samba.

Todas as atividades do evento aconteceram no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Campus do IFMA de Barra do Corda. Representado pelo professor Ricardo Guimarães, que atualmente desenvolve estudos sobre a Capoeira com seus alunos do IFMA,o Neabi teve parceria ativa no aniversário do GABA.

Segundo o Coordenador do GABA, Contramestre Irapuru Iru, o aniversário do Grupodemonstra o vigor da Capoeira em Barra do Corda e a resistência da cultura de origem africana que, apesar dos obstáculos como o racismo e o preconceito, mantem-se ativa e pujante.

O Aniversário do GABA também contou com apoio da Escola Rei Artur e com recursos do Ministério da Cultura que premiou o GABA em 2024, através da Lei Paulo Gustavo.