O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão ocupa o 8º lugar em número de recadastramento de eleitores no país, já conseguindo alcançar mais de 500 mil atendidos desde a reabertura do cadastro em novembro de 2014, anunciou o desembargador eleitoral Sebastião Bonfim na última terça-feira, 27 de outubro, durante sessão extraordinária da Corte.
Sebastião Bonfim coordenou a biometria no Maranhão entre 25 de fevereiro e 15 de setembro, quando deixou o cargo que exercia acumulado com o de juiz auxiliar da presidência para assumir como membro efetivo do Tribunal. Com sua posse, o juiz Gonçalo Filho passou à titularidade dos trabalhos do recadastramento no estado.
A posição no ranking divulgado pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE é dinâmica porque, diariamente, o número de eleitores atendidos nos estados varia. São as parcerias firmadas com entes públicos e privados que têm possibilitado ao TRE também manter o valor de menos de 1 real por eleitor recadastrado.
Sessenta e nove (69) municípios maranhenses estão com a biometria sendo implantada (lista nominal pode ser consultada na guia “Recadastramento Eleitoral Biométrico” disposta em banner no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br. Destes, em 2 (Riachão e Peritoró) a revisão já ocorreu de forma obrigatória e em 11 (Paulo Ramos, Matões, Matinha, Pindaré-Mirim, Caxias, Açailândia, Balsas, Monção, Viana, Imperatriz e Codó) está funcionando obrigatoriamente. Os outros 56 aguardam data para início da obrigatoriedade.