A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), fiscalizou o setor de combustíveis do Maranhão e de outras 10 unidades da federação, em todas as regiões do país, entre os dias 15 e 18 deste mês. No mercado local, foram identificadas irregularidades que resultaram em diversas autuações.
Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos, bem como as documentações de autorização de funcionamento das empresas e as relativas às movimentações dos combustíveis.
Em São Luís, foram fiscalizada sete distribuidoras de combustíveis e uma distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Todas as distribuidoras de combustíveis que passaram por inspeção na capital maranhense foram autuadas por problemas como: irregularidades em documentação; não fornecimento de amostras-testemunha representativas dos produtos comercializados; e lacre do compartimento do caminhão-tanque em desacordo com as normas.
Já a distribuidora de GLP foi autuada por ter botijões sendo carregados no caminhão, para comercialização, com peso menor que o permitido.