Sarau resgata a obra do poeta Maranhão Sobrinho

A atividade relembrou o centenário de morte do escritor, maior expressão literária de Barra do Corda. Alunos da escola IFMA encenam o poema “Soror Teresa”, de Maranhão Sobrinho.

SarauMaranhaoSobrinho20151-700x467

No dia 30 de setembro, o Campus IFMA de Barra do Corda promoveu um Sarau em homenagem ao poeta barra-cordense Maranhão Sobrinho, como atividade integrante do projeto Percursos da Memória de Maranhão Sobrinho, que está sendo realizado ao longo do segundo semestre de 2015.

O objetivo do projeto é resgatar e divulgar a obra do poeta considerado a maior expressão literária cordina, cuja morte completa 100 anos.

Na fala de abertura, a diretora do Campus e autora do projeto, Marinete Lobo, enfatizou a necessidade de estudo e divulgação da literatura local, reforçando a responsabilidade das instituições educacionais no resgate da memória dos grandes escritores do município e de sua importância na construção da identidade dos cidadãos e cidadãs barra-cordenses.

O reitor, Roberto Brandão, destacou a importância de projetos dessa magnitude, que ultrapassam os muros da instituição e beneficiam a comunidade, que precisa conhecer a sua história e a sua literatura. Parabenizou, também, o Campus Barra do Corda pela iniciativa.

SarauMaranhaoSobrinho20154-700x467

O evento contou com a presença dos pró-reitores do IFMA: Carlos César Teixeira (Planejamento e Administração), Natilene Brito (Pesquisa e Pós-Graduação) e Ximena Paula Bandeira (Ensino); do presidente da Academia Barra-Cordense de Letras, Fernando Arruda, que parabenizou o projeto pelo resgate da memória literária local; da primeira-dama, Bruna Costa, representando o prefeito; e da secretária de Cultura, Luzia Barroso.

SarauMaranhaoSobrinho20153-700x467

Programação

Durante a programação, o poeta Kissiam Castro ministrou uma palestra sobre a obra literária de Maranhão Sobrinho. Houve também uma gincana literária, com perguntas e respostas sobre sua produção literária, concurso de declamações, concurso de poesias e de releituras de imagens e a teatralização da obra “Soror Teresa”, adaptada e dirigida pelo professor de Artes do Campus, Anderson Pinheiro. A apresentação foi uma das atividades que mais agradou os participantes. Todas as atividades tiveram grande participação da comunidade estudantil.

Saiba mais

Maranhão Sobrinho nasceu em Barra do Corda em 25 de dezembro de 1879 e morreu ainda jovem, em Manaus, no mesmo dia em que completava 36 anos. Foi um dos fundadores do movimento literário denominado Os Novos Atenienses, que sacudiu o meio intelectual de São Luís com ideias e conceitos vanguardistas no final do século XIX e início do século XX.

Ao lado de Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimarães, o escritor é um dos principais nomes do simbolismo brasileiro, escola literária do final do século XIX que redescobre e redimensiona a subjetividade e busca desvendar o subconsciente e o inconsciente nas relações do ser humano consigo próprio e com o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *