O Maranhão é um estado que merece ser visitado e vivenciado por todos aqueles que apreciam uma boa dose de história, cultura e arte, ao lado de uma natureza exuberante. E pensando na ampliação dos fatores que regem a economia do estado, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), através do Programa de Regionalização, vem percorrendo, desde o dia 09 de agosto, todos os polos turísticos do estado para explicar sobre a importância do remapeamento turístico.
O prazo para a entrega obrigatória da documentação exigida pelo Ministério do Turismo (MTur) vai até o dia 05 de novembro deste ano.
Os municípios que desejam pleitear vaga no novo Mapa do Turismo Brasileiro terão que ficar atentos aos critérios estabelecidos pelas portarias do MTur e do Governo do Maranhão, sendo necessário ter atenção aos requisitos obrigatórios, como Plano de Ação de Conselho Municipal do Turismo; quatro equipamentos turísticos, sendo um deles meio de hospedagem; e um guia de turismo cadastrado.
Atualmente, o Maranhão possui 54 municípios divididos em dez polos turísticos, compondo o Mapa do Turismo Brasileiro, que é atualizado de dois em dois anos. As cidades que integram o Mapa do Turismo Brasileiro são inseridas pelos órgãos estaduais de Turismo a partir de critérios estabelecidos de forma compartilhada com o MTur. O novo mapa do turismo tem previsão para ser apresentado em janeiro de 2022.
Fonte: Setur