Vendas no comércio sobem 1,2% em julho e atingem nível recorde

As vendas no comércio cresceram 1,2% em julho, na comparação com o mês anterior, e bateram recorde da série histórica iniciada há 21 anos. Este foi o quarto mês seguido de taxa positiva, informou nesta sexta-feira, 10, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano, o varejo acumula crescimento de 6,6%, e nos últimos doze meses, cresceu 5,9%. A média móvel trimestral cresceu 1,1% frente ao trimestre encerrado em junho. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 5,7% frente a julho de 2020, a quinta taxa positiva consecutiva. 

“Apesar do avanço, o movimento intrasetorial do comércio é muito heterogêneo. Algumas atividades ainda não conseguiram recuperar as perdas na pandemia, como é o caso de equipamentos e material para escritório, que ainda está 26,7% abaixo do patamar pré-pandemia, ou combustíveis e lubrificantes, que está 23,5% abaixo”, afirma o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Na comparação com junho, o comércio varejista teve variações positivas em 19 das 27 unidades da federação, com destaque para os estados de Rondônia (17,5%), Santa Catarina (12,5%) e Paraná (11,1%). No campo negativo, as maiores quedas ficaram com os estados de Minas Gerais (-2,1%), Rio Grande do Norte (-1,5%) e Amazonas (-1,5%). Já no comércio varejista ampliado, a variação positiva em julho foi seguida por 15 unidades da federação, sendo as principais Santa Catarina (6,7%), Paraná (6,2%) e Mato Grosso do Sul (5,3%). Entre as quedas, pressionando negativamente, destacam-se Maranhão (-2,6%), Rio Grande do Norte (-2,2%) e Sergipe (-2,2%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *