Justiça suspende Concurso Público em Presidente Dutra

O concurso público do município de Presidente Dutra, datado para ser realizado dia 9 de setembro, foi suspendo pela justiça. Em conformidade com a ação pleiteada pelo Ministério Público Estadual, o município e a empresa Gabriel & Gabriel, consultoria, Projetos e serviços LTDA, não disponibilizaram no edital do concurso a isenção da taxa de inscrição para candidatos hipossuficientes e economicamente ou desempregados, bem como, a discrepância dos salários ofertados, com os valores dispostos no Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais.

A Ação Cível Pública foi impetrada pelo Ministério Público depois de inúmeras reclamações à sua ouvidoria e nas sedes das promotorias locais, todas contrárias as circunstâncias discriminatórias e claramente prejudiciais ao direito básico de acesso aos cargos e emprego públicos, previstos na constituição.

Na decisão prolatada pela juíza Glaucia Helen Maia de Almeida, titular da 1ª Vara, ela discorre sobre a incidência de uma das falhas contidas no edital do concurso: “A participação de pessoas carentes economicamente em concursos públicos, por meio da isenção da taxa de inscrição, é imperativo que se impõe, a fim de fazer valer o princípio da igualdade, tratando de forma desigual os desiguais, possibilitando assim o ingresso de pessoas preparadas, mas que não têm condições de pagar o valor da taxa de inscrição”.

A magistrada ratificou o outro ponto demandado pelo Ministério Público afirmando que verifica uma incongruência entre os salários do Plano de Cargo e Salários dos Servidores Municipais e os salários dispostos no Edital do Concurso.

Além da suspensão, a decisão obriga uma nova publicação do edital do concurso retificando os vícios já mencionados no prazo de 15 dias.

One thoughtful comment

  1. Se tratando da justiça do Brasil, isso é um absurdo perguntar não ofende, porque depois que muitos já vem estudando a mais de dois meses, para fazer a prova, somente agora ,essa injustiça brasileiro só na 3 reta final vem da querer anular o certame?? e o prejuízo de vários q estudam diiurnamente. é complicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *