Após o tema da redação proposto pelo Exame Nacional de Ensino Médio no último domingo (05) para os estudantes de todo o Brasil, o deputado federal Waldir Maranhão está usando as suas redes sociais para ampliar e contribuir com o debate para a melhor formação educacional dos deficientes auditivos do Maranhão e do Brasil.
“Precisamos garantir por meio de políticas públicas, a reais condições de inclusão, legítimas e necessárias dentro da nossa sociedade. Precisamos juntos acreditar na Educação inclusiva e na Cidadania Inclusiva, o nosso maior desafio será o enfrentamento permanente das barreiras humanas que ainda afetam os portadores de deficiência auditiva, para isso, contamos com você, nos enviando sugestões e contribuindo com o bom debate “, afirmou o parlamentar.
O objetivo do deputado Waldir Maranhão com a mobilização na internet sobre a inclusão social dos surdos no Brasil e no Maranhão, é ouvir a sociedade sobre as propostas que podem ser colocadas em prática, tratar do tema por meio de audiências públicas com gestores da Educação e entidades, para que as barreiras de exclusão sejam derrubadas e os deficientes auditivos possam viver com mais acesso na nossa sociedade.
Segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE, 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva. Desses, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa, situação em que há uma perda entre 70 e 90 decibéis (dB). Cerca de um milhão são jovens até 19 anos.