Sebrae levou capacitação para as cidades de Arame, Fernando Falcão, Itaipava e Jenipapo dos Vieiras.
Formalizada há cerca de um ano, a jornalista e proprietária do Jornal Correio Aramense, Ângela Barros, foi uma das 35 pessoas participantes do Curso “Aprender a Empreender”, oferecido pela primeira vez no município de Arame. A microempresária conta que após perceber a realidade de seu município e entender a carência de informações da população local, decidiu empreender, porém sem ainda participar dos cursos oferecidos pelo Sebrae.
Ângela é apenas uma entre os poucos empreendedores do município formalizados e nas cidades próximas, a situação não é diferente. Por este motivo, durante as últimas semanas, o Sebrae ofereceu aos empreendedores de Arame e mais três municípios da região o curso Aprender a Empreender ministrado pelos instrutores do Sebrae, Maria Aparecida Rego e Otoniel Ribeiro.
Arame, Fernando Falcão, Itaipava e Jenipapo dos Vieirasestão entre os trinta municípios que possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do estado, de acordo com Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP).
Durante as duas semanas,11 pessoas formalizaram suas atividades e agora já pensam em ampliar e profissionalizar a atuação de suas empresas nosmunicípios. Os participantes do curso puderam aprender como desenvolver atitudes que compõe o perfil empreendedor – o que possibilita a criação de novos empreendimentos viáveis e sustentáveis, bem como a aplicação dos conhecimentos obtidos em uma empresa já criada.
De acordo com o instrutor Otoniel Ribeiro, as capacitações foram de suma importância para ajudar a formar e desenvolver o empreendedorismo nos participantes destes municípios. “As cidades são ainda muito carentes de informações, porém, em meio a tantos problemas na administração dos negócios, muitos colocaram em prática o aprendizado obtido. A maioria dos que tem a vivência do curso, estabelecemetas na gestão das finanças e busca mais conhecimentos na internet para melhor desenvolver o seu negócio próprio”, destacou Ribeiro.
Lei Geral
Em Arame, entendendo a importância do cumprimento da Lei Geral, o prefeito Marcelo Faria aproveitou o momento do encerramento do curso para nomear o Agente de Desenvolvimento Local que vai atuar no fomento ao empreendedorismo no município. Eliezio Vieira vai intermediar as ações com os parceiros do sistema S e auxiliar, junto ao município, o desenvolvimento econômico local,atuando na articulação de parceiros como a Associação Comercial do Município.