Seis principais praias de São Luis estão impróprias para o banho

De acordo com o último laudo de balneabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), seis das principais praias da Grande São Luís estão impróprias para o banho. São elas Calhau, São Marcos, Ponta da Areia, Araçagi, Praia do Meio e Olho d’água.  Foram coletadas 21 amostras de pontos específicos das praias e todas apresentaram um nível de poluição acima do tolerável.

Praiasbanho

A análise mediu a quantidade de bactérias presentes na água. Em vários pontos das praias da capital é possível encontrar os sinais dessa poluição. A água escura, o mau cheiro e a grande quantidade de resíduos sólidos encontrados nas faixas de areia ameaça a saúde da população e destrói o lugar que deveria ser usado para lazer.

Na praia do Olho D’água, o esgoto escorre a céu aberto despejando toda a sujeira direto no mar. Onde deságua o Rio Pimenta, a água está contaminada e chega causando sérios problemas ao lugar, e ainda leva lixo para a praia. Quem frequenta o local até perdeu a vontade de entrar no mar. “Não tem condições”, afirmou o Oficial da Marinha Cândido Benedito.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que atua em ações de fiscalização e que o laboratório de análises ambientais realiza as coletas semanalmente.

Já a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que o Governo está empenhado em concluir as obras de saneamento a partir da execução de projetos de despoluição de rios que deságuam no mar. Ainda segundo a Caema, a Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais será entregue ainda neste mês e também vai contribuir para a melhoria da balneabilidade das praias de São Luís.

(Com informações de Zeca Soares)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *