Quem percorre as rodovias do estado percebe a quantidade de vendedores comercializando produtos cultivados em suas propriedades. Um exemplo acontece em São Domingos do Maranhão, onde agricultores beneficiados pelo ‘Mais Sementes’ começam a colher a primeira safra após a implementação do programa.
O programa desenvolvido em parceria pelas secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Agricultura Familiar (SAF) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), além de capacitar os pequenos agricultores, realiza o trabalho de distribuição das sementes aos agricultores por meio dos 19 escritórios regionais.
Pelo programa, a Agerp distribuiu para a safra 2015/2016, 857 toneladas de sementes de milho e 521 de arroz, totalizando mais de 1 mil toneladas (1.378.000 quilos) beneficiando mais de 136 mil famílias de agricultores familiares, incluindo comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos de várias regiões do estado. A estimativa de área plantada pelo programa é de 55.875 hectares para esta safra.
O ‘Mais Sementes’ tem como principal objetivo aumentar a renda, produtividade, qualidade das sementes de arroz, milho e feijão, e ainda, promover à população tanto produtora, quanto a consumidora, alimentos de valor elevado que combatam a insegurança nutricional e alimentar e, também, a pobreza no meio rural.