A 1ª companhia de polícia de Barra do Corda que foi criada em 16 de setembro de 2009, surgiu da necessidade de interação entre Polícia Militar e a comunidade, na época sob comando do Capitão Ribeiro e atualmente sob comando do Capitão Carlos.
A mesma trabalha dentro de uma nova filosofia de policiamento comunitário, a fim de interagir com a comunidade e outros órgãos públicos, aumentando a sensação de segurança, e reduzindo os índices de criminalidade em parceria com a população local.
Nesta terça-feira (15), sob o comando do 1º Sargento Augusto, policiais dessa companhia conduziram Erisvan Silva Vale (23) até a DP Local, com ele foram apreendidos uma espingarda bate bucha e uma quantidade aproximada de 1,106 kg de um substância semelhante à maconha.
Já na quarta-feira (16), foi recebida pelo COPOM, uma denúncia de um celular LG branco que havia sido furtado. Sob o comando do 1° Sargento Hairton, foram realizadas buscas e o foi encontrado em posse de Mailson (16), que já havia vendido o celular pela quantia de 20,00 (vinte) reais para Wescley Costa da Silva (26), os dois envolvidos foram conduzidos até a DP.
Outra ação foi à condução de Josevaldo de Sousa Nascimento, que juntamente com seu parceiro estavam realizando assaltos na cidade. Os policias realizaram buscas, localizando dois indivíduos com as mesma características repassados pelo COPOM.Um dos elementos foi detido enquanto o outro empreendeu fuga, abandonando um notebook e se embrenhando no mato, possivelmente com a arma do crime. Ambos são suspeitos de terem roubado outros quatro celulares antes dessa ocorrência.
Segundo o comandante do 5° BPM, tenente coronel Eriverton, “A 1ª Companhia de Polícia Militar de Barra do Corda neste mês completa quatro anos de dedicação e empenho na preservação da ordem publica, graças a estes policias que não medem esforços no cumprimento do seu dever. As ações dessa semana são o reflexo do bom trabalho que vem sendo feito, meus parabéns a todos os policias da 1ª Companhia.
Redação: Sd. PM Alessandro.