O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFMA – Campus Barra do Corda, inicia a segunda etapa do Projeto de Extensão “Filosofia através do Grafite” disseminando arte popular nas ruas da cidade através do grafite com diversas temáticas, sendo a primeira na Rua Tiradentes no Centro. A primeira etapa aconteceu nos muros internos da instituição, localizada na BR 226, km 303, com a aplicação de diversas artes de grafite nos mais variados temas.
O projeto visa, através da arte popular do grafite, difundir ideias e pensamentos críticos-sociais nas áreas da literatura, história, ambiental, filosófico, cultural, político e econômico de Barra do Corda.
O projeto de extensão foi idealizado e está sendo executado pelo professor mestrando em Filosofia do IFMA Campus Barra do Corda, Kerson Almeida. Para a sua realização os alunos do Campus estão ativamente inseridos e motivados, pois conforme o pensamento destes jovens estudantes o grafite é uma forma de comunicação que toca a alma das pessoas, além de fazer parte da linguagem da juventude dos tempos atuais.
Segundo o filósofo Kerson Almeida “o grafite é uma arte popular contemporânea que irá contribuir de forma positiva para a cultura de Barra do Corda, pois está transformando a paisagem da cidade com artes que remetem a história e os diversos aspectos culturais riquíssimos que esta cidade possui com uma visão diferente que é a filosofia. Pois somente através desta ciência poderemos exercitar nossos pensamentos críticos, contribuindo assim para a construção de uma sociedade melhor”.
A arte representa na Rua Tiradentes contém uma temática ecológica, na qual aborda os graves problemas que o homem produz ao degredar a natureza, inclusive no sentido étnico, representado pelo pequeno indígena chorando, população que historicamente foi a mais prejudicada e assolada. A palavra na língua tupi-guarani apoena faz uma alerta a toda a humanidade em seu significado “ver ao longe”.