Mais casas aos barra-cordenses são viabilizadas pelo deputado Hildo Rocha

Com participação do deputado federal Hildo Rocha (MDB), da vereadora Kassi Pompeu (MDB) e do superintendente da Caixa Econômica Federal, Alberto Evangelista foi realizada na Aldeia Colônia a cerimônia de assinatura dos contratos para a construção de moradias destinadas às famílias indígenas de várias aldeias de Barra do Corda.

O benefício é fruto do trabalho da vereadora Cassi Pompeu e do deputado Hildo Rocha que conseguiu junto ao Ministro das Cidades, Jader Filho (MDB) a liberação das casas.

O parlamentar maranhense explicou que durante um ano e cinco meses que trabalhou no Ministério das Cidades, inclusive tendo sido um dos responsáveis pela reimplantação do programa Minha Casa Minha Vida que retornou graças a decisão do presidente Lula.

“Esse é um momento de grande importância para as famílias indígenas que há anos aguardam moradias dignas. Na condição de secretário-executivo do Ministério das Cidades, nomeado pelo presidente Lula, trabalhei bastante, para que a população indígena do Maranhão possa ter moradias dignas. Graças ao pedido da vereadora Cassi consegui com o Ministro Jader Filho liberar as primeiras 100 casas. Agora, com os contratos assinados, as obras já podem ser iniciadas” afirmou o parlamentar.

Único deputado federal que luta pelos indígenas

A vereadora Kassi Pompeu destacou que Hildo Rocha é o único parlamentar maranhense que realmente trabalha em prol dos povos indígenas do Maranhão. “Se não fosse pelo nosso deputado Hildo Rocha e essa equipe nada disso estaria acontecendo. Quero lembrar às comunidades indígenas que Hildo Rocha é o único deputado federal que consistentemente luta e defende nossos interesses, já tendo inaugurado vários poços artesianos com emendas de sua autoria. Esta é uma conquista significativa para as comunidades. A moradia digna é um direito essencial, e estamos avançando para garantir melhores condições de vida para essas famílias”, afirmou a vereadora.

Hildo Rocha e vereadora Kassi Pompeu: parceria produtiva em favor da população indígena de Barra do Corda

CEF: parceira indispensável

O representante da Caixa Econômica Federal, Sr. Alberto Evangelista, também participou da cerimônia, reforçando o compromisso da instituição com a execução do projeto. “A Caixa tem um papel fundamental na viabilização de programas habitacionais como este, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e que as moradias sejam entregues com qualidade. Os povos indígenas também merecem viver em casas dignas, com cobertura adequada, sem goteiras, paredes firmes e alicerces seguros”, enfatizou Evangelista.

As novas residências terão um modelo arquitetônico adequado ao contexto cultural e ambiental das aldeias, respeitando as tradições indígenas e garantindo infraestrutura resistente e sustentável. Além disso, serão utilizadas técnicas que valorizam materiais locais e promovem a integração com o meio ambiente.Lideranças indígenas comemoraram a assinatura dos contratos, destacando que essa é uma demanda antiga da população. A previsão de entrega das unidades é para este ano.

Assita ao vídeo