Planejamento, organização e garantia dos 200 dias letivos é responsabilidade do executivo municipal.
O SINPROESEMMA/JV, informa aos profissionais da educação e à comunidade de Jenipapo dos Vieiras que o ano letivo, iniciou nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, de forma deficitária, apenas para algumas escolas da rede municipal.
O primeiro semestre termina no dia 19 de julho, e as aulas do segundo semestre começam no dia 05 de agosto, totalizando duas semanas de recesso escolar no meio do ano. O último dia de aula será 20 de dezembro.
Os calendários escolares deverão estar fundamentados na Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e em conformidade com as normas específicas para cada ensino/curso.
Na pauta da campanha salarial os educadores apresentaram para o executivo municipal a importância do cumprimento dos 200 dias letivos, mostrando o compromisso deste sindicato de agir em conformidade com a lei. Preocupados com o um possível não cumprimento dos 200 dias letivos, o SINPROESEMMA/JV, solicita explicações da SEMED, sobre como fará para garantir aos alunos os 200 dias de aula como é de direito e como será feita a reposição de aulas pelos docentes, se os alunos terão alimentação e transporte escolar garantidos para que possam assistir as aulas, tudo isso primando pelo dialogo com a comunidade escolar.
“O ano letivo não poderia jamais ser penalizado, qualquer que seja o motivo dado pela atual administração, pois irá trazer prejuizos ao alunado que poderão não ter recesso escolar em julho e no final do ano”, relata a coordenadora do núcleo do SINPROESEMMA Professora Andrea Almeida e finaliza, “O fato é que as aulas não começaram em todas as escolas do municipio por falta de planejamento da gestão municipal”.