Recursos para equipar a primeira maternidade da Rede Cegonha, no Maranhão, e aumento de repasses para UPA estão assegurados. Compromisso foi firmado pelo ministro Marcelo Castro durante audiência com o deputado e representantes dos dois municípios.
O deputado federal Hildo Rocha, o prefeito de Buriticupu, Zé Gomes, o Secretário de Saúde do município, Elias Rocha, e o Assessor da Secretaria de Saúde de Barra do Corda, Dr. Eudes foram recebidos em audiência pelo Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
A pauta do encontro teve como temas principais a solicitação de recursos para a aquisição dos equipamentos da maternidade da Rede Cegonha, que será inaugurada no início do próximo ano, em Buriticupu e o aumento de repasses federais para a expansão do atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Rosa Nepomuceno, em Barra do Corda.
O deputado ressaltou que a maioria dos municípios brasileiros passa por grandes dificuldades, especialmente no que se refere ao atendimento no setor de saúde. “Os valores per capta repassados para Buriticupu estão muito abaixo ideal. Em Barra do Corda, a UPA está sendo mantida apenas com recursos próprios. Os municípios não tem condições de bancar tudo sozinhos. Sem a ajuda do governo federal é impossível melhorar o atendimento das unidades de saúde dos municípios”, declarou.
Barra do Corda
Falando em nome de Eric Costa, prefeito de Barra do Corda, o Assessor da Secretaria de Saúde , Dr. Eudes, também destacou a colaboração do deputado Hildo Rocha e afirmou que saiu da reunião otimista. “Saí muito satisfeito com as palavras do ministro quando ele disse que quem manda no gabinete dele é o deputado Hildo Rocha. Nós ficamos felizes esperançosos. Queremos a UPA funcionando de forma tripartite e dando uma boa resposta ao povo da Região de Barra do Corda”, afirmou o representante do prefeito Eric Costa.
Isso mesmo, caro Leonilson!
Foi muito proveitosa a audiência com o ministro Marcelo Castro, da Saúde. A minha satisfação foi ter como representante na Câmara Federal o deputado Hildo Rocha que alem de liderança de governo naquela casa, tem um acesso muito grande no Ministério e por conta do contingenciamento de recursos, não só na Saúde, como em todos os setores, nos anima por demais a luta em tornar viável os projetos em andamento; quem ganha é Barra do Corda….